Turma da Touca ACRS - Liga do bem
São Paulo, SP

Turma da Touca ACRS

Coerente com sua história e seus princípios, valorizamos a relação com a comunidade no tocante, a educação, trabalho socio educativo, esporte, lazer e cultura.

Sobre a organização

Em 1974, um grupo de professores e alunos da USP foi para Campo Limpo — um dos bairros mais pobres e violentos da cidade — levar recreação e aulas de reforço escolar para tirar as crianças e adolescentes das ruas. As atividades eram realizadas ao ar livre, geralmente em uma rua fechada para trânsito, com a autorização da prefeitura — uma iniciativa pioneira, precursora do que hoje chamamos “ruas de lazer”. Era inverno e a garotada usava touca para se proteger do frio. Surgiu daí o nome da entidade.

Com o passar do tempo, o grupo passou a ocupar um galpão do antigo Centro Desportivo Municipal Ana Maria, onde instalou uma marcenaria para os adultos trabalharem e adaptou o restante do espaço para o funcionamento de uma creche, atendendo 40 crianças em período integral. Anos mais tarde o espaço foi cedido oficialmente, com seu funcionamento até hoje.

Em 1975 a Turma da Touca foi registrada como entidade e, dois anos depois, num mutirão com pais e moradores do bairro, foi construída a primeira sede — uma creche com pouco mais de 20 crianças, mantida com recursos arrecadados pela própria comunidade. Começava nessa época a brotar as primeiras raízes dos sonhos e ideais da Touca: educar e amparar as crianças da região, permitindo às mães a oportunidade de estudar ou trabalhar para ajudar na renda familiar.

Nos primeiros dez anos, a instituição angariou recursos que possibilitou a construção de um Centro de Juventude e uma quadra poli - esportiva. A integração com a comunidade se tornou a principal conquista da entidade. Credibilidade e reconhecimento mantidos até hoje. Nesse período, também passou a administrar sua primeira creche em convênio com a prefeitura. Na mesma época, com o apoio dos moradores da região e de algumas doações, foi construído o Espaço Cultural, proporcionando atividades esportivas, artísticas e culturais.

Em 2000, a pedido dos pais e moradores do Jardim Ângela e Capão Redondo, a prefeitura repassou para a organização o controle de mais duas creches. Novamente em 2020 recebemos o convite para administrar duas outras novas unidades.

Hoje a Turma da Touca administra nove unidades — seis Centros de Educação Infantil, um Espaço Cultural e dois Centros para Criança e Adolescente. Com uma equipe de 150 funcionários, a entidade atende 850 crianças, na faixa etária de 0 a 03 anos, em período integral, e 200 crianças e adolescentes, na faixa etária entre 06 à 14 anos, em período semi-integral. Realiza com outros 750 jovens, adolescentes e adultos, atividades esportivas e culturais — inclusão digital, danças rítmicas e folclóricas, teatro, artes plásticas, músicas, capoeira, futebol e passeios culturais.

Nos finais de semana, feriados e datas festivas abrimos as portas para as famílias das crianças, adolescentes, funcionários e moradores da região, desenvolver atividades recreativas, esportivas, festas e outras ações comunitárias, uma forma de integrar a comunidade e suprir um pouco da enorme carência de áreas de lazer desta comunidade.