Passatempo Educativo - Liga do bem

Passatempo Educativo

A Passatempo Educativo é uma OSC, que atua há 21 anos na promoção da educação, impactando o aprendizado e ensino de maneira lúdica e divertida.

Sobre a organização

Passatempo Educativo é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que há 21 anos desenvolve projetos na área educacional, cultural, preservação do meio ambiente e ações para o desenvolvimento do turismo sustentável.

Nossos projetos buscam a melhoria da qualidade da educação das escolas públicas, Atendemos alunos de todas as regiões do Brasil.

Em 2021, nossa OSC ficou entre as 10 melhores ONGs do Brasil do Prêmio Melhores ONGs na categoria Pequeno Porte, finalista do Prêmio Voluntariado Transformador promovido pelo Atados e semifinalista do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo.

Mais de 20.000 alunos de escolas públicas de Cotia, SP, Campos do Jordão recebem atividades de incentivo à leitura, estudo da matemática e raciocínio lógico com o Sudoku, Tangram, o aprendizado de história e geografia através de uma jogoteca, são alguns dos projetos realizados ao longo do ano letivo.

O Projeto Reforço Interativo surgiu da necessidade de apoio à professores, alunos e responsáveis durante a pandemia Covid19 com a suspensão das aulas presenciais e o ensino remoto se consolidava como metodologia em toda rede educacional.

O público alvo dessa iniciativa são os estudantes do ensino fundamental I e II e a missão do projeto é impactar, positivamente, o aprendizado, o conhecimento e a educação, incentivando os alunos de maneira lúdica. O trabalho foi pensado a partir das dificuldades de acompanhamento que, muitos alunos de escolas públicas, estavam vivenciando com o novo formato das aulas. O projeto é uma iniciativa online, inovadora e totalmente gratuita que utiliza o material pedagógico das aulas para criar brincadeiras, métodos lúdicos de aprendizagem, utilizando-se das metodologias ativas para o ensino.

Um projeto totalmente integrado com as escolas e seus professores. Semanalmente, os educadores indicam os conteúdos abordados em cada turma da sua escola, sugerindo um tema dentro das disciplinas escolares – como português, matemática, ciências, história, geografia – para conduzir o encontro. Com o assunto em mãos, a equipe da Passatempo desenvolve as atividades e organiza as reuniões online e possuem duração média de 50 minutos. Além das atividades com cada turma, também há competição e gincanas interescolares, onde os alunos são separados em equipes e ganham pontos ao cumprirem os desafios propostos em jogos como o “Leilão do Conhecimento” e o “War dos Pequenos Grandes Gênios”, entre outras programações.

Para professores e educadores é oferecido o “Curso Recreatur em Rede”, uma formação e capacitação profissional para o desenvolvimento das habilidades e conhecimento das ferramentas tecnológicas para o ensino remoto, com a aplicação das metodologias ativas e gamificação. Pensando que o ensino híbrido e a adoção do uso da tecnologia permeará a educação daqui para frente.