Mulheres da Parada - Liga do bem
São Gonçalo, RJ

Mulheres da Parada

Apoia famílias da Parada São Jorge - São Gonçalo, através de projetos de segurança alimentar, inclusão social produtiva, sustentabilidade ambiental e educação.

Sobre a organização

A OSC Mulheres da Parada surgiu em março de 2020 com objetivo de apoiar famílias da comunidade Parada São Jorge em São Gonçalo - RJ, afetadas pela crise causada pela primeira onda da pandemia de Covid-19.

Inicialmente o grupo, que é composto apenas por mulheres, entregava cestas básicas fechadas a estas pessoas. Posteriormente foi ampliada a captação de alimentos e agregado outros itens de higiene pessoal, limpeza, máscara e álcool em gel (itens para prevenção ao COVID-19), e alimentos possibilitando assim a criação do Mercadinho Solidário.

Visão - Ser referência em organização que empodera mulheres em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica com atuação socioambiental em favelas.

Missão - Contribuir para a construção de uma sociedade igualitária e fraterna promovendo o desenvolvimento social e comunitário a partir do empoderamento feminino, através de ações protagonizadas por mulheres negras.

Atualmente, a organização atua em três frentes de trabalho:

O Mercadinho Solidário é um projeto beneficente, sem fins lucrativos, idealizado pela ONG Mulheres da Parada. Lá, 750 pessoas de comunidades de São Gonçalo são beneficiadas, fazendo suas compras do mês gratuitamente.

O projeto Donas da Agro é uma iniciativa socioambiental que consiste na plantação de hortas e agroflorestas em espaços periféricos, públicos e quintais das famílias em insegurança alimentar atendidas no projeto Mercadinho Solidário, curso de sistemas agroflorestais e oficinas de agroecologia.

O projeto “Donas da Parada” impulsionamos mulheres a serem DONAS de si, a idealizarem e empreenderem em seus negócios e seus projetos de vida.