Movimento Poesia de Esquina - Liga do bem
Rio de Janeiro, RJ

Movimento Poesia de Esquina

O movimento da Poesia de Esquina atua há onze anos na favela Cidade de Deus com projetos culturais, oficinas literárias e debate sobre direitos humanos.

Sobre a organização

O movimento cultural da Poesia de Esquina atua há dez anos na favela Cidade de Deus, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro e tem se dedicado à realização de eventos públicos, oficinas literárias a público infanto-juvenil e de mulheres, além de publicação de livros de autores/as indígenas e negros/as e residentes em favelas.

O movimento reúne em seus eventos literários um público extremamente variado: estudantes universitários, donas de casa, crianças, idosos e trabalhadores em geral.

A Esquina Editorial, microeditora que é o projeto de sustentabilidade do movimento, publicou a antologia zero da Poesia de Esquina e conta com 38 autores periféricos. Os eventos culturais produzem uma atmosfera de acolhimento e respeito, que estimula a criatividade artística e as trocas solidárias.

A partir da poesia falada e da literatura se busca a relação com outras formas artísticas como o teatro, a música, a fotografia e o audiovisual. Neste novo ciclo buscamos nos engajar em novas iniciativas que aprofundem nossa contribuição sobre eixos como o acesso a políticas culturais, cidadania e a questão ambiental.