Eductus - Liga do bem
Belo Horizonte, MG

Eductus

Promovemos impacto social com foco no desenvolvimento humano, acadêmico e profissional de jovens brasileiros para o futuro.

Sobre a organização

Somos uma iniciativa de impacto social sem fins lucrativos, que por meio de uma rede de projetos, tem como missão desenvolver o potencial humano, acadêmico e profissional de jovens brasileiros para o futuro.

Atualmente, temos 2 projetos sociais em atividade regular:

- a CPJ - Comunidade de Protagonismo Juvenil: criada em janeiro de 2018, anualmente organiza uma conferência totalmente virtual, que traz à tona assuntos referentes aos conhecimentos necessários para os jovens do século XXI. Por meio de mesas redondas e workshops, convidamos personalidades que são referência em áreas como empreendedorismo, sustentabilidade, mercado de trabalho empoderamento feminino, tecnologia, diversidade, saúde mental, dentre outros. Divulgamos ainda, oportunidades de estudo no exterior e voluntariado. Por meio do nosso Hub - CPJ incentivamos ações de jovens lideranças para o empreendedorismo social e calculamos que quase 5.000 pessoas já foram impactadas pelas nossas ações.

- o Mentoriza: Criado em 2020 para auxiliar estudantes de baixa renda, que foram atingidos pela pandemia a darem continuidade em seus estudos, se preparando para ingresso no Ensino Superior e no Mercado de trabalho. Para a preparação para o ENEM, por meio de um pareamento, conectamos estudantes a mentores voluntários de todo o Brasil e realizamos o acompanhamento pedagógico das mentorias, oferecemos auxílio financeiro/deslocamento aos estudantes que precisam para realizarem a prova, apoio psicológico e materiais de estudo, já para a preparação para a vida profissional, oferecemos aos jovens, um processo de Orientação Vocacional. Já alcançamos mais de 700 mentores e 700 mentorados e mais de 100 voluntários internos e externos foram mobilizados em todas as regiões do Brasil.

Sabemos que o mundo contemporâneo tem exigido dos estudantes hoje em dia, conhecimentos que são além dos aprendizados obtidos nas escolas. É preciso compreender as diferentes linguagens, ser participante e ativo na sociedade, é importante também desenvolver habilidades para enfrentar os desafios da vida, que se relacionam às questões sociais, emocionais e cognitivas, por este motivo, dizemos que o nosso maior objetivo é desenvolver o potencial dos jovens de forma integral, e este é um impacto que nem sempre é causado na fase escolar por causa dos problemas que a educação brasileira enfrenta, neste sentido, abrangemos o desenvolvimento acadêmico, humano e profissional dos estudantes.